quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nova forma de tratar a mente

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, demonstrando a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país. As funções dos CAPS são a de prestar atendimento clinico em regime de ação diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos e promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais. Os CAPS são os articuladores estratégicos da política de saúde mental num determinado território.
O CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento. São serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem tratamento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clinico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infanto-juvenil (CAPSi). Esta divisão é de acordo com o porte dos municípios. Em Cachoeira contamos com o atendimento do CAPS I e rede básica com ações de saúde mental, que são para municípios entre 20 a 70.000 habitantes.
O Centro de Atenção Psicossocial Ana Nery, localizado em Cachoeira – BA, conta com o grupo terapêutico, atendimento individual, grupo familiar, oficina medicamentosa, atendimento à crise e assembléia dos usuários. Oferece oficinas terapêuticas, palestras preventivas sobre prevenção a doenças, respeito ao meio ambiente, cidadania (principalmente antes das festas e férias). A grade de palestras é flexível buscando atender as necessidades e urgências que surgem.

O CAPS em Cachoeira

Como o CAPS Ana Nery é do tipo I, atende crianças apenas no ambulatório. Com a psicóloga Marina Andrade. O paciente só pode freqüentar o CAPS diariamente a partir dos 18 anos e no ambulatório adulto o atendimento é feito pela psicóloga Amanda Prata. O governo oferece apenas cinco tipos de medicamentos de alto-custo e o paciente precisa de um documento para ter direito ao medicamento. A responsável por esse documento e toda parte burocratica a assistente social Liliane Silva. Ela diz que o papel do assistente social é assegurar os direitos do usuário.
As oficinas terapêuticas, realizadas pela educadora física e artesã Maria da Graça Teixeira, produz artesanatos feitos pelos próprios pacientes e que são vendidos em feiras promovidas também por eles, promove oficinas e palestras informativas sobre DSTs, abortos, culinária, meio ambiente. Organizam também um coral, campeonatos esportivos, além de jogos de tabuleiro. Os pacientes passam os dias no CAPS com direito a alimentação, higienização pessoal, lazer e o próprio tratamento das 8h às 16h.
A equipe do CAPS Ana Nery alega necessitar de parcerias com a comunidade, com instituições, do comércio e também da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para auxiliar tanto no tratamento quanto na reinserção dos pacientes e também na divulgação do seu trabalho. Como a equipe do CAPS Ana Nery diz: “Na vida a gente não vive sozinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário