quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Uma luta vencida todos os dias

Foto: Marília Marques



Valter Evangelista da Silva, ainda jovem, começou a beber por influência de amigos no trabalho. Antes disso não bebia, pois seu pai nunca bebeu e nunca ofereceu aos seus filhos. Valter começou a beber todos os dias. Antes de ir para o trabalho, no intervalo do serviço e quando saía do trabalho, nos finais de semana não tinha hora para voltar para casa e muitas vezes nem voltava.

Ele há 20 anos sem beber e se considera recuperado. Com consciência de sua doença, de que não tem cura, refere-se ao álcool como uma droga que, antes de matar, desmoraliza o homem. Diz que precisa de muita força de vontade para se libertar do alcoolismo que é a 2ª doença que mais mata no mundo. Diz também que a família pode influenciar, mas só a própria pessoa pode lutar contra a doença.


Uma nova fase

Para Valter Evangelista, o alcoolismo é uma doença mental, espiritual e progressiva. Diz que o álcool é gostoso e dá “força” e coragem aos jovens, assim como outras drogas, e por isso muitos começam a beber. E diz que o governo preciso informar mais os jovens sobre as conseqüências que o álcool traz e sobre a doença. Para ele o alcoolismo tem que ser tratado como um caso de saúde publica.
“O problema maior é não saber beber. O alcoólatra bebe para dormir e acorda para beber” (Valter Evangelista da Silva)
Hoje, ele integra o grupo dos Alcoólicos Anônimos Nova Esperança em Cachoeira – BA onde homens e mulheres compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário